A Caixa tem vindo a apostar fortemente no apoio às empresas exportadoras. Há cada vez mais PME a exportar e cujas vendas para os mercados externos assumem uma relevância cada vez maior no seu volume de negócios.
Menos expostas à conjuntura do mercado doméstico, possuem uma maior propensão de crescimento, diversificação de clientes, mercados e risco, o que por si só, numa economia globalizada, catapulta-as para o crescente desafio de defender a competitividade, inovando na qualidade de produtos e serviços.
Para estas empresas estamos presentes em 20 países, e dispomos de uma oferta universal com produtos nas áreas da tesouraria, trade finance e mitigação de risco. Financiamos a expansão e a atividade produtiva com 3.600 milhões de euros, para as empresas e os negócios conseguirem fazer face ao mercado internacional.
As operações com a Caixa estão também sempre acessíveis online, através do Caixadirecta Empresas.
Foi ainda lançado o estatuto Caixa Top, com condições exclusivas para as exportadoras, que beneficiam de uma equipa especializada no apoio à estruturação de operações de comércio externo.
Até setembro de 2018, cerca de 33% do crédito da Caixa foi concedido às empresas que estão a vender os seus produtos no mercado externo. Porque se o país conta com as empresas exportadoras, as empresas exportadoras contam com a Caixa.
No âmbito do projeto Exportadoras Outstanding a CGD oferece às empresas participantes: apoio internacional às empresas exportadoras – acesso às vantagens da oferta “Caixa Top” para empresas de referência com condições diferenciadas nas operações de comércio externo e acesso aos “top lounges” de Lisboa e Porto para atendimento das empresas e reuniões por videoconferência com especialistas da Caixa em Portugal e nas unidades do Grupo no estrangeiro.