FORUM PARA A COMPETITIVIDADE

O Forum para a Competitividade é uma associação sem fins lucrativos que nasce em fevereiro de 1994 no seguimento das propostas provenientes do estudo “Construir as Vantagens Competitivas de Portugal” encomendado pelo Engenheiro Luís Mira Amaral, na altura Ministro da Indústria e Energia. O estudo foi realizado mediante a direção de Michael Porter, Professor da Harvard Business School, e apontou linhas estratégicas que, de acordo com o prestigiado guru da economia, se constituíam como fundamentais para o crescimento económico do país e para tornar a economia portuguesa muito mais competitiva.

Passados 25 anos sobre o “Relatório Porter” o Forum para a Competitividade decidiu promover o projeto Exportadoras Outstanding com o objetivo de incentivar o aumento das exportações nacionais entre um conjunto de empresas de elevado potencial. O projeto Exportadoras Outstanding tem por base uma premissa de partilha, cooperação e conjugação de sinergias entre empresas exportadoras e vários parceiros que se associaram a esta ideia. O principal objetivo é potenciar o crescimento das exportações com base na capacidade que estas empresas têm de serem competitivas e inovadoras.

Revisitar o Relatório Porter

Michael Porter defendeu a aposta nos setores tradicionais em que Portugal apresentava elevado potencial e apontou 11 clusters estratégicos:  cinco setoriais – vinho, turismo, setor automóvel, calçado, têxteis, madeira e cortiça – e seis relacionados com as áreas que careciam de reestruturação e investimento – educação, financiamento, gestão florestal, capacidade de gestão, ciência e tecnologia.

Todas as estratégias e caminhos apontados confluíam para um objetivo: tornar a economia portuguesa mais competitiva. Desde então, o Forum para a Competitividade tem sido uma instituição ativa na promoção dessa competitividade através de estímulos ao desenvolvimento, ao aumento da produtividade, à qualificação e à inovação.

O Forum para a Competitividade analisa e discute temas determinantes para o incremento da competitividade das empresas; promove ações de sensibilização e informação; promove a cooperação entre o setor empresarial e as instituições universitárias e não universitárias; dá contributos para que as políticas públicas possam integrar as ideias saídas das necessidades reais das empresas.

O projeto Exportadoras Outstanding é mais uma ação concreta de promoção da competitividade e crescimento económico.

Desta vez uma ação em grande escala, que envolve um universo de empresas e um conjunto de parceiros que nos faz acreditar que é possível chegar mais longe, tornar as empresas portuguesas mais competitivas e mais exportadoras e, consequentemente, a economia nacional mais forte e com um crescimento sustentável e em convergência com a média europeia.