HOVIONE

A Hovione é uma multinacional portuguesa na área da química-farmacêutica. Com laboratórios e fábricas em Portugal, Irlanda, Macau e Estados Unidos, investiga e desenvolve produtos farmacêuticos de última geração para a indústria farmacêutica mundial.

Fundada em 1959, há precisamente 60 anos,  com sede em Loures, a empresa emprega 1700 pessoas — 1130 em Portugal. A intensa atividade de investigação e desenvolvimento em território nacional traduz-se numa forte relação com a comunidade científica: a empresa emprega 330 cientistas e técnicos especializados, sendo hoje a empresa portuguesa com mais patentes concedidas e o maior empregador privado de doutorados em Portugal.

Desde a origem, a Hovione teve sempre como estratégia e foco a exportação, assumindo a ambição de competir no mercado internacional. Exporta 100% da produção para os países mais regulados do mundo, tratando-se de produtos com elevado valor acrescentado, o que implica formação e investimentos constantes.

Com um histórico exemplar de cumprimento regulamentar, confirmado pelas inspeções feitas pelas principais agências de medicamentos mundiais, a Hovione participa ao mais alto nível na definição dos padrões de fabrico de medicamentos.

Dos 59 novos medicamentos aprovados em 2018 pela autoridade de saúde norte-americana, o FDA, quatro deles foram desenvolvidos e produzidos nos laboratórios e fábricas da empresa.

Além da ciência, a Hovione mantém desde sempre um elevado compromisso com o ambiente, sendo percursora a nível nacional de vários investimentos que visam garantir a redução de todo o género de impactos. Neste sentido, as instalações encontram-se equipadas com a tecnologia mais avançada, além de estarem dotadas dos protocolos de segurança mais exigentes. A nossa indústria exige este compromisso da empresa – um compromisso assumido com os nossos colaboradores, mas também com os reguladores e com a comunidade. Por essa razão, a Hovione recebeu recentemente a certificação B Corp pelo reconhecimento do seu elevado desempenho social e ambiental.

Ao associar-se ao projeto Exportadoras Outstanding, a Hovione reconhece, por um lado, a importância da promoção das exportações para o reforço da competitividade do país e, por outro, o valor do modelo proposto para acelerar o crescimento de empresas com elevado potencial. Participamos neste projeto com o objetivo de ajudar a criar mais casos de sucesso que possam beneficiar da nossa experiência nesta área e que possam juntar-se à força motora empresarial que traga benefícios a Portugal. Contribuímos para o desenvolvimento de melhores medicamentos, procuramos promover a saúde e a vida. Estamos “In it for Life”.