O PROJETO

O PROJETO

Exportadoras Outstanding é um projeto do Forum para a Competitividade que surge da real importância que as exportações têm na economia portuguesa e da consciência de que existe ainda uma grande margem de crescimento deste setor.

O principal objetivo do projeto é potenciar esse crescimento através da conjugação de sinergias entre empresas exportadoras e vários parceiros de áreas chave para o sucesso da atividade de exportação, nomeadamente a consultoria, o aconselhamento estratégico, jurídico, fiscal e de captação de investimento, a formação e o apoio ao risco de crédito à exportação.

Este projeto surge após análise do setor empresarial português, análise essa que comprova que existem muitas empresas exportadoras com elevado potencial de crescimento e que as empresas exportadoras são mais produtivas, mais rentáveis e financeiramente mais sólidas do que as não exportadoras.

A MISSÃO

A missão do projeto Exportadoras Outstanding é desenvolver as competências e o potencial das empresas exportadoras através da cooperação e partilha de estratégias para melhorar a sua competitividade, afirmando o seu lugar no mercado enquanto exportadoras de bens e serviços.

Partimos de empresas com um peso significativo no sector exportador, projetos com capacidade para incentivar o processo de dinamização de empresas com menor escala. Identificámos o conjunto dessas empresas com elevado potencial de crescimento e assim ficaram definidas aquelas que consideramos serem Exportadoras Outstanding.

Contámos com a adesão a este projeto de parceiros e patrocinadores especializados no apoio internacional à exportação e, a partir daí, aproximámos vontades, juntámos competências, valorizámos o trabalho já feito e estamos a traçar um caminho de crescimento em conjunto para a estratégia a desenvolver e implementar no futuro das exportações portuguesas.

Novas formas de cooperação para a internacionalização

Data: 8 de maio – 15h
Local: Porto Business School, Porto
Keynote Speaker: Jaime Esteves, partner da PWC: “Vantagens competitivas das empresas exportadoras, oportunidades de negócio e novas formas de cooperação para a internacionalização”.

Mesa Redonda: “O mercado global na perspetiva das empresas portuguesas” com a participação do BBVA, COSEC e CGD. Moderador: Pedro Vieira, da Porto Business School.

Encerramento: Pedro Ferraz da Costa, Presidente do Forum para a Competitividade e Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado da Internacionalização.

Também com a participação de: The Navigator Company, Tabaqueira, Hovione, Bondalti e Caetano Bus.
Reuniões “one-to-one” entre empresas participantes, parceiros e patrocinadores.

As Eleições Europeias. As políticas públicas de crescimento, desenvolvimento e inovação empresarial

Data: 3 de julho – 15h
Local: NERLEI, Associação Empresarial da Região de Leiria
Keynote Speaker: Pedro Passos Coelho: “As eleições europeias e as suas consequências para as empresas”

 

Intervenções e momento de perguntas e respostas com: Luís Castro e Almeida, Administrador Delegado do BBVA Portugal e Vítor Bento, economista e Membro do Conselho Consultivo do Forum para a Competitividade.

Mesa Redonda: “As políticas públicas e os processos de crescimeno, desenvolvimento e inovação empresarial” com a participação de Jorge Pinto, CEO da Caetano BUS, Luís Ferreira, do Comité Executivo da Allianz Portugal e Miguel Matos, Diretor Geral da Tabaqueira. Moderador: António Poças, Presidente da NERLEI.

Intervenções e momento de perguntas e respostas com: Gabriel Oliveira, Administrador Executivo da Transportes Pascoal e Rui Brogueira, CEO da Respol.

Encerramento: Pedro Ferraz da Costa, Presidente do Forum para a Competitividade

Políticas públicas com reflexos no grau de internacionalização das empresas portuguesas.

Data: A definir
Local: Braga
Keynote Speaker:
Painéis e Oradores:

Quadro Internacional: ameaças e oportunidades para as exportações portuguesas.

Data: A definir
Local: AESE Business School, Lisboa
Keynote Speaker: Paulo Portas
Painéis e Oradores:
Moderador: